quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Discussão de Boteco - Fanatismo

Quando se fala em Fanatismo, temos logo em mente a imagem do fanático religioso. Raramente nos ocorre o fanatismo político.
Isso falando das coisas importantes...

Passando pelas coisas mais importantes entre as menos importantes, observamos o fanatismo esportivo, devido à disputas entre times, torcidas, estados, países etc.

Mas há uma característica interessante... a atitude esportiva inspira a compreensão entre fanáticos (à excessão da bandidagem que se exorta com as glórias das batalhas entre rivais, torcidas e poraí vai...)

Há também, entre as coisas menos importantes, o fanatismo ligado à arte mas também com menor característica coletiva, já que cada "fan" desenvolve sua própria maneira de adorar seu artista, cantor, dançarino, musico e afins...

Mas quero falar do fanatismo importante...

O Fanatismo importante tem duas principais características:

- absorção da individualidade na ideologia coletiva
- desprezo pela individualidade alheia

Você coordena algum grupo que compartilha de uma opinião sólida com princípios bem claros, mesmo que sem fundamentação observável?
Se sim, você pode ser um Fanático Ativo !

Você já defendeu algo que não tem 100% de certeza retumbando conceitos de uma coletividade que, apesar de não representar o todo do que você racionaliza, chega perto disso, fazendo valer a pena estar neste grupo?
Se sim, você pode ser um Fanático Passivo !

A coisa toda é muito simples e facilmente observável...

Alguns Fanáticos Ativos lideram muitos e muitos Fanáticos Passivos...
Se você me perguntar ou se perguntar de que lado você está, o ideal é estar FORA disso.

Mas não pense naquela caricatura do fanatismo com pessoas arredias e que facilmente se ofendem com opiniões adversas.
O verdadeiro fanatismo, ao contrário, é inteiramente compatível com a serenidade do tom e enverga, não raro, convincentes sinais de "moderação". O fanático não precisa ser irritadiço ou nervoso. Apenas, ele está tão afinado com a ideologia coletiva que ela basta para vivenciar e expressar as diversas situações da vida .

Vivemos em tempos de livre pensamento (exceto em alguns cantos sombrios do planeta, onde ainda existem Fanáticos que mandam no comportamento de toda uma sociedade) e podemos pensar da maneira que quisermos sem ter uma "Dama de Ferro" laceando nossos esfincters para que haja algum tipo de confissão antes da fogueira da morte....

Portanto leve suas convicções com você e as reavalie sempre que puder... cuidado com a opinião mediocre, a expressão da maioria.

E na próxima cerveja, se faltar assunto ... puxe este... !

Obrigado e volte sempre ! :D

Nenhum comentário: